top of page

Problemas onde mora? Quem paga por isso?

Cano estourado? Parede com rachaduras? Responsabilidade minha ou do condomínio?

Viver em condomínio exige bom senso. Em condomínios prediais é comum existir problemas dentro dos apartamentos, que com o tempo surgem. A maior dúvida é de quando a manutenção é responsabilidade do morador e quando é do condomínio.

Mesmo que o problema seja dentro de um apartamento, existe a possibilidade do dano ser estrutural e ter se desenvolvido sem culpa alguma do morador. Rachaduras, ou vazamento em encanamentos é comum com o passar do tempo, e afeta diretamente a estrutura do imóvel, em casos assim, a responsabilidade da manutenção é do condomínio, mesmo que o problema afete apenas um apartamento.

Danos em áreas comum são sempre de responsabilidade do condomínio, a menos que tenha sido deliberadamente causado por um morador. Neste caso o condomínio deverá realizar a manutenção, mas poderá judicialmente exigir reparação do autor do dano.

Outro problema comum são os de antena. Com a popularização da tv a cabo é raro um lar que não tenha, e nos condomínios em que a antena não é de uso comum, a manutenção é responsabilidade de cada contratante do serviço, tal situação também se assemelha ao uso de internet, e as vezes de telefonia.

É responsabilidade do condomínio investigar a causa do problema, e quando for de sua responsabilidade buscar mais de um orçamento com seus fornecedores. Quem administra o condomínio tem que zelar não só pela edificação mas pelo bem estar e qualidade de vida dos seus moradores.


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Cartão Logo_edited.png
bottom of page